Um golpe, de humor, na ditadura militar

20140331_golpe_r097

1º de Abril é dia da mentira e, apropriadamente, dia de uma das maiores já aplicadas em um país. O que inicialmente se batizou de “revolução de 1964”, um nome pomposo para o golpe militar que instituiu uma ditadura de décadas no Brasil, foi iniciado naquele 1º de abril há meio século. E para o que aconteceu não seja esquecido – e assim não possa se repetir – a Pandora Escola de Arte abre neste dia 1º de abril de 2014 a Exposição “50 anos do Golpe”, com mais de 40 trabalhos de 25 artistas de Campinas e região.

“São vários estilos e técnicas, que incluem charges, cartuns, ilustrações e até aquarelas e pinturas digitais. O humor gráfico sempre foi uma arma contra o totalitarismo e resistiu mesmo durante a época da ditadura, então nada mais interessante do que utilizar esta ferramenta para manter vivo nas mentes da população esse capítulo trágico da história brasileira e assim evitar que nada semelhante volte a acontecer”, diz Ricardo Quintana, curador da mostra.

20140331_golpe_pedro_neto

Entre os trabalhos expostos, que misturam peças produzidas durante o governo militar (alguns inclusive censurados na época) e outras produzidas especialmente para a mostra, estão charges de Ziraldo, Bira Dantas), Junião, Caio Yo, Janio Garcia, Miran, Domênica Alarcón, Miriam, Bia Kassar, Da Costa, William MR, Pedro Neto e  Fabiano Carriero.

Faz parte ainda da programação da expo uma mesa redonda, marcada às 19 horas de quarta-feira, dia 2, falando sobre a censura nas artes, no cinema, na música e produção cultural em geral do Brasil no período da ditadura. Comandam o debate a professora de História do Cinema Priscila Salomão e o professor de História da Arte Filipe Masieiro.

20140331_golpe_williammr

A exposição “50 anos do Golpe” fica aberta até 2 de maio, sempre de segunda a quinta das 9 às 20 horas, nas sextas das 9 às 18, e aos sábados das 9 às 12 horas. A entrada é gratuita. A Pandora Escola de Arte fica na Rua Joaquim Novaes, 146, no Centro de Campinas. Mais informações, pelo telefone (19) 3234-4443.

20140331_golpe_biradantas

Em tempo: apesar de ter ocorrido na madrugada do dia 1º de abril, o governo militar estabeleceu que a “revolução de 1964” ocorreu no dia 31 de março, distorcendo oficialmente a História, justamente porque 1º de abril é o Dia da Mentira.

 

20140331_golpe_da_costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s