Que bonito é! Brasil nas Copas – nossa história narrada pelas charges

20140502_doutor_r0098

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então nunca antes uma obra tão completa foi escrita sobre a história do país no Mundial de Futebol. Em meio à contagem regressiva para o início do torneio, Brasil nas Copas: nossa história narrada pelas charges, organizada pelos cartunistas Jal e Gual, é um daqueles livros obrigatórios para quem gosta de futebol, história, arte e, claro, de Brasil.

20140502_Copas_capa_r0098

Enquanto espera ansiosamente por um futebol-arte que não vê há algum tempo, o leitor com certeza irá se deliciar com 122 páginas de arte-futebol que remontam a História, com agá maiúsculo, do Brasil em todos os mundiais desde o primeiro, em 1914. Aliás, os estudiosos brasileiros há muito apontam as charges como elementos historiológicos e as artes do livro – algumas datadas de 1909 – não deixam dúvida disso.

20140502_Copas_1909_r0098

Desde o princípio, como convém a este tipo de desenho, estão ali a crítica social e política, aliadas a um humor ora elegante, ora demolidor. Como explicam Jal e Gual já na introdução (logo após uma apresentação do livro feita por ninguém menos que o rei Pelé, com direito à lembrança do primeiro desenho que ele viu de si mesmo em um jornal): “Os cartunistas começaram a usar o futebol em suas piadas como alegoria para as críticas ao poder. O futebol ainda era um divertimento de elite. Assim, os partidos políticos eram comparados a times desentrosados ou que se utilizavam de jogadas não muito esportivas diante de seus adversários.”

Não é de se surpreender, então, que já no início do século XX o chargista K.Lixto retratou candidatos ao cargo máximo do país disputando a bola da presidência. A relação entre política e futebol, não apenas como metáfora, pode ser vista em diversas páginas de Brasil nas Copas: Domingos da Guia falando de racismo com Hitler em 1938; as diversas charges com o líder alemão e os aliados em forma de jogo de futebol na década sem o mundial por causa da a Guerra; a utilização eleitoral de diversos mundiais (com direito ao presidente Sarney de goleiro interessadíssimo na conquista da taça e as charges de Angeli comparando os tetra-campeões de futebol aos campeões de tetras em Brasília).

20140502_Copas_Sarney_r0098

Mas o viés político, ainda que permeie boa parte das folhas, nem de longe é o principal. A ideia do livro é realmente relembrar cada Copa. Assim, é dividido em capítulos dedicado a cada mundial, cada um deles aberto com uma bela caricatura de um jogador de destaque daquela competição e uma frase informativa (no capítulo de 1934, por exemplo, o diamante negro Leônidas, no traço de Fernandes, diz “Não ganhamos, mas um brasileiro foi campeão”, referindo-se ao fato de Filó ter defendido a seleção vencedora, a Itália).

20140502_diamantenegro_r0098

Cada capítulo, então, traz por escrito uma contextualização sobre a Copa retratada, os jogadores que a disputaram, a colocação do Brasil e o campeão e muitas, muitas charges, caricaturas, cartuns e até algumas historias em quadrinhos tendo o mundial como tema. O primeiro dels, “apresentado” por Neymar caricaturado, tem como tema a Copa 2014 e a expectativa do hexa. Os que se seguem a ele trazem cada um uma edição do campeonato, por ordem cronológica, de 1914 a 2010. Da mudança da camisa branca para a amarela a Roberto Carlos puxando o meião enquanto o Brasil perde, do fim do futebol arte de Zico e Sócrates ao fracasso da era Dunga, está tudo ali.

20140502_Copas_RCmeia_r0098

Editado pela Panini Books como parte de uma coleção batizada “Gol de bico”, Brasil nas Copas: nossa história narrada pelas charges custa R$ 19,90 e só tem um erro: com tanta qualidade de pesquisa, humor e arte, está na coleção errada. O gol, com certeza, foi de placa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s